segunda-feira, 24 de junho de 2013

Copa, protestos e adjacências.

   

      Bem. Até agora havia me furtado de postar algo a respeito dos protestos, mas é um assunto inevitável. Não entrarei no mérito dos confrontos com a polícia, causas, "manifestantes x baderneiros", pois o enfoque que quero abordar é outro.

     Quero me referir a (bendita) Copa do Mundo de 2014, que por enquanto será realizada no Brasil. E quando escrevo "por enquanto", é porque existe uma possibilidade verdadeira de isso não acontecer, tendo em vista os protestos que estão ocorrendo no país inteiro.

     Sempre fui contra a realização do evento da FIFA aqui no Brasil, por julgar que não temos, isso mesmo, nós, todos os brasileiros, condições morais de ter um evento de tal porte no nosso país. (vide http://curiosidadeseindignacoes.blogspot.com.br/2011/05/copa-2014.html ) Infelizmente eu estava certo. Tudo o que temia aconteceu. Superfaturamento, desvios, necessidades básicas do país que a muito vem se arrastando em condições precárias, deixadas de lado em prol de estádios vultuosos e outras obras faraônicas para um período limitado que de legado, só deixarão as contas para serem pagas por nós, povo. Triste realidade.

     Dito isso, chego o ponto que gostaria de tratar nesse post. Meu segundo e atual temor, que é da NÃO realização dessa Copa no Brasil. Isso mesmo. Temo pela NÃO realização da Copa, a qual desde sempre fui contra.

     Contraditório, mas necessário. E explico.

     Já estão aí, para que todos vejam, os prejuízos causados por obras e desvios de foco e dinheiro em função da Copa. Se tal evento deixa de acontecer, o país provavelmente perderá uma grande quantidade de dinheiro trazida de fora do país com turistas, visibilidade e investimentos de empresas que à partir dessa visibilidade, poderiam instalar sedes ou até injetar dinheiro em projetos genuinamente brasileiros, o que de certa forma "amortizaria" o rombo causado pelos desmandos por conta da Copa e ajudariam a economia do país a não quebrar, pelo menos a curto prazo.

     Por esses motivos, penso que os protestos são sim necessários, porém mais do que nunca de forma pacífica para não corrermos o risco de perdermos o evento FIFA, que caso alguém não lembre, fomos nós, Brasil, que brigamos para que acontecesse aqui, e piorar ainda mais a situação econômica do país, que ao meu ver já está comprometida pelos próximos anos.

Um comentário:

  1. A verdade é que a situação econômica do Brasil está indo para o mesmo caminho que a Grécia.

    ResponderExcluir